-
Arquitetos: AndrénFogelström
- Área: 253 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nadja Endler
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício consiste em cinco volumes situados em uma falésia com vista para o canal de Strömma, no arquipélago de Estocolmo. Os cômodos têm belas vistas sobre a água abaixo, mas ao mesmo tempo, são protegidos pelas copas das árvores. O local é caracterizado por suas árvores altas e preservá-las foi um dos principais objetivos. O edifício é cercado por carvalhos e pinheiros antigos e aparece escondido em sua folhagem.
A dramática entrada do edifício consiste em uma ponte que se estende entre os volumes de madeira preta. O jardim remete a um jardim de pedra japonês com seu cascalho e rochas expostas. Os quartos mais privados da casa estão organizados em uma fileira no volume oriental, enquanto que o espaço de estar e a cozinha estão localizados em outro volume maior, abrindo-se tanto para o jardim quanto para a vista sobre a água.
A ligação entre estes volumes constitui a entrada principal, destacada com seu revestimento de cobre. As vistas são emolduradas por esquadrias de madeira contrastando com os painéis pretos da fachada e a cobertura metálica preta. Uma esbelta construção de aço sustenta as partes do edifício em balanço, incluindo a grande varanda voltada para a vista do arquipélago.